segunda-feira, 11 de abril de 2011

PROBLEMAS DO SISTEMA ENDÓCRINO

Diabetes -alteração dos níveis de açúcar (glicose) do sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação (resistência) da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas. Grandes estudos, publicados nas últimas décadas, mostraram que controlar a glicose do sangue, mantendo seus níveis dentro do normal, ajuda a prevenir algumas complicações sérias do diabetes, tais como problemas dos olhos, dos rins e dos nervos.
Doenças da Tiróide - Incluindo o hipertireoidismo (funcionamento excessivo da tiróide, com níveis aumentados de hormônios tireoidianos no sangue e as complicações decorrentes desse excesso), o hipotireoidismo (mau funcionamento da tiróide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos e suas consequências), o bócio (crescimento exagerado da tiróide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço) e os nódulos tireoidianos.

Transtornos do Crescimento e da Puberdade - A baixa estatura, em crianças e adolescentes, pode estar associada em alguns casos a problemas hormonais específicos, como a deficiência de hormônio de crescimento ou o hipotireoidismo, mas também pode ser causada por várias outras doenças. O atraso ou o avanço do desenvolvimento sexual (puberdade) também pode estar associado a alterações de algumas glândulas endócrinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário